segunda-feira, 31 de maio de 2010

Copa 2010: Dinamarca deixa frieza de lado e tem relação calorosa com o público

Ao contrário da maioria das seleções e dos grandes clubes na atualidade, a seleção da Dinamarca tem uma relação completamente aberta com a imprensa e o público. Desde sábado na África do Sul, a equipe escandinava chegou ao campo Randburg F.C., time semiamador de Joanesburgo, escoltada por três carros de polícia. Em um primeiro momento, parecia que os jogadores seriam blindados, e o treino fechado para os jornalistas. Ledo engano.

Ao saírem do ônibus, os atletas cumprimentaram os repórteres e depois davam entrevistas livremente, numa espécie de zona mista, mas sem nenhuma grade ou cerca os separando da imprensa. Nos arredores do gramado, fotógrafos trabalhavam livremente e torcedores podiam ver a movimentação bem de perto. Um cenário bem diferente da Argentina, que não permite sequer imagens do treino, e bem mais leve do que o da seleção brasileira, na qual, geralmente, apenas dois jogadores conversam com os jornalistas por dia.

- Cada técnico tem um jeito diferente de pensar. Se Dunga acha que isso é o melhor para a seleção brasileira, penso que ele deva agir assim. Olsen, nosso treinador, permite essa conversa com vocês jornalistas pois ele acha que isso não é prejudicial. Mas eu respeito as duas decisões – afirmou o atacante Nicholas Bendtner, que defende o Arsenal.

O técnico Morten Olsen explicou suas razões para deixar a imprensa trabalhar livremente, mas entende os motivos para Maradona e Dunga escolherem mais privacidade.

- Há várias formas de lidar com a imprensa. Por vezes os times são acessíveis, outras não, mas a Dinamarca vem para a Copa acessível. Essa é a forma que fazemos. É muito importante para nós estarmos abertos, mas sei as circunstâncias que o técnico do Brasil e da Argentina têm. Há muito mais imprensa e torcedores. Cada país tem que lidar do seu jeito com esse tipo de situação – observou o treinador que, após o papo, comandou, durante cerca de duas horas, um mini-coletivo seguido de um rachão.

Treino da Dinamarca

Anders Kiaebye, jornalista dinamarquês, espera que o tratamento com a imprensa continue dessa maneira.

- Espero que as coisas continuem assim para sempre. Para mim, fechar os treinos à imprensa e não deixar os jogadores falarem não melhorará o desempenho do time. Nós, da imprensa, somos apenas o meio para o público, para a torcida saber o que está acontecendo.

A seleção da Dinamarca está no Grupo E da Copa ao lado de Holanda, Japão e Camarões. Nesta terça-feira, os escandinavos fazem um amistoso contra a Austrália em Joanesburgo e, no próximo sábado, encaram a anfitriã África do Sul em outro jogo preparatório para o Mundial.

Globoesporte.com

0 comentários:

Postar um comentário