Curiosidades: Conheça a primeira médica de uma seleção em Copas do Mundo
A Nova Zelândia não vem surpreendendo apenas em campo, onde arrancou dois empates inesperados diante de Eslováquia e Itália. Há uma agradável surpresa também na comissão técnica da equipe. Ela atende pelo nome de Celeste Geertsema, a primeira médica de uma seleção na história dos 80 anos de Copa do Mundo.Celeste trabalha na equipe desde 2003. Ao mesmo tempo cuida de atletas de outras modalidades, além de ter comparecido nos Jogos Olímpicos de Inverno e no Jogos da Comunidade Britânica.
- A medicina esportiva é um campo excelente para as mulheres. Adoraria ver muitas outras no futuro - disse a desbravadora ao site da Fifa.
A Nova Zelândia parece ser o país apropriado para o feito, já que em 1893 foi a primeira nação no mundo a permitir que mulheres votassem. Curiosamente, Celeste nasceu na África do Sul, há 41 anos. Há 15 anos mudou-se para a Oceania e só retornou no ano passado, quando a seleção disputou a Copa das Confederações.- A África do Sul é um país completamente diferente de quando eu era criança. Adorei o novo país, que respira um ambiente de grande otimismo. É dinâmica, vibrante e alegre. Embora tenha os seus problemas, como qualquer outro país do mundo, o povo é incrível e creio que isso ajudará a superar qualquer dificuldade.
Ela também recorda a sua relação com o esporte na infância:
- Meu interesse por futebol mudou radicalmente. Quando era pequena sabia muito pouco sobre o assunto.
Na próxima quinta-feira, às 11h, os All Whites (com dois pontos) decidem o seu destino na África do Sul contra o Paraguai (líder do grupo F, com quatro). Na mesma hora, Itália (2) e Eslováquia (1) se enfrentam, também com chances de classificação para as oitavas de final.
Globoesporte.com
0 comentários:
Postar um comentário